23/09/2010

Alimentação e atividade física: o que comer antes, durante e depois do treino?

Sabe-se que a musculação é o meio mais procurado por aqueles que almejam um corpo malhado e bem definido, porém, algumas vezes os resultados almejados não são alcançados, e este fato deve-se também a uma alimentação inadequada. Uma alimentação correta é capaz de auxiliar os treinos, recuperando o corpo, dando energia durante a atividade e aumentando a massa muscular através do consumo de certos alimentos.

Para que o ganho de massa muscular seja garantido, é necessário um cardápio adequado, contemplando os seguintes nutrientes/alimentos: caboidratos, vegetais, frutas, azeite de oliva e proteínas, consumidos em porções e horários adequados.

Os carboidratos complexos são aqueles com fibras em sua constituição, por exemplo a aveia, o pão integral e o arroz integral. Eles são fonte primária de energia, tem o poder de retardar a fadiga e diminuir o risco  de lesões, permitindo assim um treinamento mais intenso e mais consistente. Os carboidratos devem ser consumidos em maior quantidade em relação as proteínas, e prioritariamente antes do treino, porém o seu consumo deve ser também associado à proteína. Esta combinação faz com que o praticante de atividade física evite utilizar a massa magra como fonte de energia, utilizando assim, o carboidrato consumido. Mas atenção: esta dupla  (carboidrato e proteína) deve ser consumida por volta de 45 minutos antes de iniciar a atividade física. Esta conduta tem como objetivo evitar possíveis desconfortos gastrointestinais e garantir um treinamento mais eficiente.

Durante o treino a hidratação deve ser contínua. Esta indicação ocorre devido a perda de água e minerais que acontece através da sudorese durante a atividade física. Para os atletas ou aqueles que apresentam treino superior a 4 horas por dia  é importante que esta hidratação seja feita com bebidas hidroeletrolíticas acrescidas de carboidratos, capazes de repor líquidos e minerais perdidos com o suor e ainda o próprio carboidrato.

Após o treino, o atleta ou praticante de atividade física deve consumir o carboidrato, porém este deve ser de alto índice glicemico (ex. pão, cereais de milho), para que ocorra uma melhor recuperação do estoque de energia perdido. Além do carboidrato, deve-se consumir também as proteínas, para auxiliar no ganho de massa muscular, assim como reparar as microlesões musculares adquiridas durante o treino.

É importante que as etapas do pré treino, durante o treino e pós treino sejam contempladas com os nutrientes descritos acima, afinal, a prática de exercício físico isolado não proporcionará bons resultados, como dito anteriormente. Portanto, manter o corpo em movimento associado a uma dieta saudável é o mix ideal para quem deseja não só a questão estética, mas também para aqueles que querem viver bem e com saúde, com beneficios não são imediatos, como também a longo prazo, garantindo assim, longevidade e claro, uma vida saudável!

Consulte sempre o nutricionista ele é o profissional mais indicado para cuidar da sua alimentação!! 


2 comentários:

  1. oie...

    vc está um pouco sumidaa...

    muita correria?

    otima materia adorei...

    amanha virei novamente pra ver se vc voltou

    bjos e otimo feriadoo

    ResponderExcluir
  2. É JULIANAN, DEI UMA PEQUENA PAUSA NAS POSTAGENS, MAIS JÁ JÁ TO DE VOLTA!!

    AS VEZES AGENTE PRECISA DAR UM STOP NO TRABALHO PRA DESCANÇAR....MSM ASSIM TO SEMPRE DANDO UMA OLHADINHA NOS COMENTARIOS DE VCS!! RSRS

    EM BREVE VOU POSTRA COISAS NOVAS OK???

    BJINHOS E OBRIGADA POR ESTAR SEMPRE POR AKI!

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, critiquem e tire suas dúvidas.