05/05/2011

Evite o famoso "efeito sanfona"

Medicamentos para diminuir o apetite, “chazinhos”, gomas, shakes, dietas milagrosas só de caldos, ou só de frutas, ou isentas de carboidrato, jejum, enfim, cada um tem uma receita e diz funcionar. Mas quem procura ou já procurou alternativas como estas para perder peso já sabe que, embora consiga um resultado interessante no início, logo após retornar à rotina alimentar recupera tudo novamente, e às vezes chega até a ultrapassar o peso anterior ao da perda.

E por que isso acontece?

Nosso organismo é muito inteligente e, assim como nós, ele não quer “passar fome”. Portanto, quando não comemos (ou comemos menos que o necessário para ele funcionar bem) ele passa a armazenar mais do que o normal para ter a garantia de que essa reserva suprirá suas necessidades. E dessa maneira, ele tende a economizar energia para realizar suas funções, ou seja, funciona mais devagar (é o que se diz tornar o metabolismo mais lento). Assim, nosso metabolismo passa a “queimar” menos calorias. Aí decidimos parar com a “dieta milagrosa” e voltamos a comer como antes. Pronto! Bastou para que toda a estratégia de emagrecimento escorra pelo ralo.
 
Se nosso comportamento perante a alimentação não dava certo, só nos fazia ganhar mais e mais peso, agora não será diferente. E tem mais um agravante: aquele metabolismo que eu mencionei ter desacelerado. Se o modo como comíamos e os alimentos que escolhíamos já somavam muitas calorias num dia, agora será ainda mais.

É penoso modificar nossa alimentação? Pose ser, assim como tudo o que tentamos alcançar na vida. Temos que abrir mão de muitas coisas para conseguir o que queremos. E com a alimentação não é diferente. Não significa que nunca mais poderemos comer aquilo de que tanto gostamos, mas que o dia a dia necessita modificações.

Mas isso tudo é só no começo. Depois que os resultados aparecem, tanto estéticos como na saúde, passamos a optar por hábitos de vida mais saudáveis (por nós mesmos), incluindo essas boas escolhas na hora de comer.

Aprender a comer, esse é o segredo! Aprender a fazer escolhas.

Isso vale mais que apenas pegar um cardápio e dizer que vai segui-lo. E quando sai de casa, viaja e sai da rotina? O cardápio nos ajuda a ter idéias para refeições, ter noções de quantidades e porções no início das mudanças. Mas nem sempre teremos à mão os ingredientes daquela receita que consta no cardápio. E aí, devo substituí-lo? Por qual? Na correria não deu tempo de preparar o lanche pra levar ao serviço, ou chegou cansado em casa e está sem pique para preparar o jantar? Pois é, são várias situações muito comuns e que não serão problemas àqueles que “sabem comer”.

Para boas escolhas consideramos não só o que é pouco calórico (no caso da perda de peso), mas também as combinações dos nutrientes entre si e o quais os alimentos que vão suprir as necessidades de nutrientes de determinado indivíduo, para que ele perca peso de maneira saudável e sem complicações, como indisposição, mau hálito, queda de cabelo, unhas enfraquecidas e quebradiças, dores de cabeça, irritabilidade, problemas intestinais, e por aí vai.
 
É o bom e velho “comer para viver” e não “viver para comer”.

Esse é o trabalho da nutricionista. Solicitar uma ajuda a esse profissional pode ajudar muito e facilitar a vida de quem quer perder peso, melhorar a saúde e manter esse perfil sem se desgastar e se desfazer dos prazeres da vida.

6 comentários:

  1. Oi querida,

    Vc esteve no meu cantinho já há um tempinho, mais como tinha dado um tempo no meu blog e agora estou voltando, vim dá uma passadinha pra conhecer o seu cantinho e gostei muito.

    E sobre o que vc falou sobre o efeito sanfona...eu agora não me enxergo no efeito sanfona. Eu emagreci 12 kilos e para o meu IMC normal faltam 3 kilos e agora Dr joice fico oscilando entre 75,1 e 76,7. E isto não se altera há mais de 6 meses...e isso me deixa frustada, pq sei que no quesito alimentação, não exagero demais....apesar que todos devem falar isso..mais admito que tem hora que exagero no número de calorias, mais na maioria dos dias fico em até 1200 calorias...mais o que ainda falta pra chegar de fato ao IMC normal.....

    beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane, obrigada pelos elogios ao meu cantinho...me esforço pra publicar o melhor sempre q possível! rs

    Em relação ao que vc falou sobre o efeito sanfona, lhe digo...provavelmente vc deve ter feito uma dieta muito restritiva, 1200 calorias não passo pra nenhum dos meus pacientes, é restringir muito e isso acaba fazendo com que o organismo perceba que está faltando mto nutriente aí ele começa a reduzir a volocidade do metabolismo e reservar qualquer coisa que vc comer. Eu precisaria avaliar vc e testar valoeres caloricos mais altos para tentar fazer o ser metabolismo acelerar , ok?

    espero ter tirado sua duvida!!

    Grande bjo pra ti

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Viviane cheguei ao teu blog atráves do blog de uma amiga,e adorei decara a matéria,eu assisti no dia que passou.Estou no processo de emagrecimento a três meses,já perdi 12kg,e os meus grandes trunfos são a atividade fisica e a reeducação alimentar.Mas não tive condições de consultar uma nutricionista e as vezes fico com medo de não estar me alimentado corretamente principalmente porque faço 2h de exercicios por dias ,6 vezes por semana.
    Bjos e pra mim foi uma grande descoberta chegar ao teu blog,e já me tornei seguidora.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cassia, pelas palavras!! Só se confundiu com meu nome..rsrsrs... me chamo JOICE ok??

    Bjinhos e volte sempre que quiser!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, retomei meu blog que tava meio paradinho...vim retribuir sua visita. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Dra.Joice,adorei todas as suas dicas,são de extrema importância pra quem vive em ra,dicas mais do q especiais...
    mt obrigado.bj e continue com este lindo trabalho q incentiva a todos.

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, critiquem e tire suas dúvidas.