20/07/2010

Os Mistérios do Farelo de Trigo

O que é o farelo de trigo e como ele age no organismo?


O farelo de trigo é constituído por fibras insolúveis que exercem funções muito importantes como: auxiliar na formação do bolo fecal aumentando e melhorando a motilidade do mesmo, eliminar toxinas do organismo auxiliando na limpeza do sistema digetório, aumentar o período de saciedade e conseqüente controle e redução de peso pela grande quantidade de fibra presente onde atua como uma esponja rentendo líquidos e dando a sensação de estômago cheio. Na sua composição são encontrados diversos minerais, inclusive o cromo, que possue funções na manutenção do metabolismo dos carboidratos e gorduras ajudando a eliminar esses nutrientes impedindo sua absorção.


Quais os seus benefícios para a saúde e, em especial, para quem deseja emagrecer?

As fibras presentes no farelo de trigo são fibras do tipo insolúveis que auxiliam no funcionamento do intestino e também na sensação de fome e saciedade. Com a saciedade aumentada, passamos a sentir menos fome e consequentemente reduzimos a ingestão alimentar ajudando assim na redução de peso.


Em relação a prisão de ventre, o farelo de trigo é capaz de melhorar o intestino?

Sim, estudos comprovam que as fibras alimentares são extremamente importantes para pessoas que sofrem de constipação (prisão de ventre) e obesidade, já que as fibras auxiliam na eliminação das fezes por aumentar o bolo fecal, deixando-o menos endurecido, facilitando a passagem das fezes pelo intestino evitando dores e desconforto abdominal, além de atuar na saciedade por absorver líquidos no organismo e conter um baixo valor calórico ajudando a melhorar a sensação de fome e reduzir a ingestão energética. É importante lembrar que no caso da prisão de ventre, quando se aumenta a quantidade de fibras na alimentação deve-se aumentar também o consumo de líquidos, principalmente água para não ocorrer o efeito reverso. A prática de atividade física também é recomendada para junto com as fibras e uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes, melhorar o intestino e ajudar na redução de peso corporal.



De que forma ele deve ser ingerido diariamente?

No caso de redução de peso, é indicado a ingestão no café da manhã para proporcionar uma saciedade e a melhora do intestino ao longo do dia. Pode-se iniciar com 1 colher de sopa e ir aumentando semanalmente até chegar a no máximo 4 colheres de sopa para aos poucos o organismo se adaptar ao aumento da ingestão de fibras.

Quais outras formas, é recomendado para quem deseja emagrecer?

A semente de gérmen de trigo também auxilia na redução de peso por conter também grande quantidade de fibra insolúvel auxiliando também na saciedade, além de conter potente ação antioxidante porém o mais indicado mesmo seria o farelo por ter maior disgestibilidade.


Qual a diferença entre o farelo, o gérmen de trigo e a fibra de trigo? Como se diferenciam também suas ações e benefícios?

Farelo de trigo: é um subproduto da farinha de trigo, onde seu grão é 28% não aproveitado originando assim o farelo. É a película externa que envolve o grão de trigo integral obtida no processo de moagem para obtenção da farinha de trigo.
Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do grão de trigo, é no gérmen que a nova planta de trigo começa a brotar. É rico em vitamina B1 e vitamina E, explicando sua ação antioxidante. Pode ser misturados em sucos por conter um sabor amargo.
Fibra de trigo: é o mesmo que farelo de trigo.


A cápsula de óleo de gérmen de trigo auxilia o processo do emagrecimento? Por que?

As cápsulas de óleo de gérmen de trigo são obtidas através da compreensão do grão para estração do óleo que é rico em Omega 3 e 6 e vitaminas antioxidantes que auxiliam no controle e redução de risco de doenças cardíacas, redução do colesterol e triglicerídeos sanguíneos e redução do processo inflamatório presente na obesidade. No caso da redução de peso propriamente dita as fibras presentes na semente de gérmen de trigo que auxiliam neste processo, e para fabricação das cápsulas é extraído o óleo e retirada a quantidade de fibras existentes no grão para encapsular, sendo assim para efeito de redução de peso é mais indicado o consumo do grão de gérmen ou do farelo de trigo para atuarem na saciedade.

25 comentários:

  1. GOSTEI MUITO A DIVULGAÇAO DE UMA ALIMENTAÇAO SAUDAVEL E SEMPRE BOM.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI ,ESTA DE PARABENS MAIS DE MIL VEZES ADORO SABER UM POUCO DE TUDO AIDA MAIS QUE ESTOU E VU CONSEGUIR ME REDUCAR NA MINHA ALIMENTAÕ MIL BJS LY.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela explicação, pode-se ver que o trigo não é o vilão da vez. Muitos estão condenando o trigo, a aveia e outros pela onda de não-glúten que tomou conta da alimentação e das dietas ditas saudáveis.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela matéria. Esclareceu dúvidas. Parabéns à Dra. Joice.
    Sônia.

    ResponderExcluir
  5. Sou muito ressecada e levo varios dias sem ir ao banheiro, introduzi o farelo na minha alimentação da manhã( suco larnja, mamão, farelo e ameixa ppreta sem caroço, bate tudo no liquidificadorE e toma.
    Tenho ido aos banheiro todos os dias...Ufffaaa, que alivio!!
    Leila Pereira

    ResponderExcluir
  6. adorei; e bom as pessoas saber que podemos nos alimentar para uma boa dieta bjs

    ResponderExcluir
  7. Meu marido tem colesterol e eu triglicerides,vamos usar o farelo para nos alxiliar na eliminação dessas gorduras,junto com chia e outros alimentos que contenham omega 3 e 6.Obrigado pelas dicas,vai ajudar muito!

    ResponderExcluir
  8. blz ja comprei o germen de trigo e vou usa-lo juntamente com leite, aveia, banana to cortando aos poucos o pão frances (que gosto muito) vou deixar somente para fim de semana....heeheh

    ResponderExcluir
  9. muito bom, gostei.

    ResponderExcluir
  10. É importantissima esta informação. Por sinal, eu à vários anos que sou um grande consumidor de: farelo de trigo,farelo de aveia e linhaça moída. No entanto com estas explicações adicionais, que são encorajadoras para o consumo mais assíduo destes produtos naturais.
    Um muito obrigado e agradeço veemente esta informaçaõ.
    Porfírio Catarino Inês
    Rua de S. Brás, 460-2º Porto

    ResponderExcluir
  11. É importantissima esta informação. Por sinal, eu à vários anos que sou um grande consumidor de: farelo de trigo,farelo de aveia e linhaça moída. No entanto com estas explicações adicionais, que são encorajadoras para o consumo mais assíduo destes produtos naturais.
    Um muito obrigado e agradeço veemente esta informaçaõ.
    Porfírio Catarino Inês
    Rua de S. Brás, 460-2º Porto

    ResponderExcluir
  12. Estou inserindo o farelo de trigo na alimentação dos meus filhos,nas refeições diárias uso no lugar da farofa,eles curtiram e eu também!!!

    ResponderExcluir
  13. Fico muito grata pelos esclarecimentos que foram dados.
    É muito bom haverem pessoas que se disponibilizam a dar os seus conhecimentos aos outros.
    Uma abraço afectuoso
    Maria Fernanda Ribeiro
    Lisboa-Portugal

    ResponderExcluir
  14. muito bom saber isso, tenho uma forte prisão de ventre e alem disso ainda vai me ajudar a perder peso!!!! parabens...

    ResponderExcluir
  15. Hilario este esclarecimento . Ja estou colocando na minha dieta e estou vendo resultados. Ameiiii.

    ResponderExcluir
  16. Hilario este esclarecimento amei , ja tinha ouvido falar sobre o farelo de trigo e estou colocando na minha dieta. Minha barriga esta diminuindo. Muito bommmm.

    ResponderExcluir
  17. Primeira vez que visito seu blog, gostei e ja estou seguindo para nao perder nenhuma informação.
    Estou pensando em usar o farelo de trigo parece muito bom...
    Até mais!

    ResponderExcluir
  18. muito obrigado pela espricaçaõ fiquei muito comtente ja tinha começado a
    estava me sentindo muito bem,mas ainda tinha algumas duvida ,agora sei que posso continuar
    obrigado beijos

    ResponderExcluir
  19. estou usando o farelo de trigo estou me sentindo bem obrigadobeijos

    ResponderExcluir
  20. obrigado com essa dica tirei todas minhas duvidas
    bjos

    ResponderExcluir
  21. faço uso da fibra de trigo há 12 anos, é simplesmente fantástica

    ResponderExcluir
  22. gostaria de saber se minha filha de seis anos pode tomar para regular o intestino pois ela é ressecada e qual quantidade por dia?

    ResponderExcluir
  23. nossa vou começei a usar ,tem um gosto bem agradavel ,vou começar a usar estes farelos ,em vez de farofa ,vou caprichar , até e obrigado

    ResponderExcluir
  24. muito bom saber sobre os farelos ,estou usando até

    ResponderExcluir
  25. agradeço a informação sobre o farelo de trigo,é que fui a um médico,que me aconcelhou o farelo,mas não me disse a função que o farelo tinha sobre o nosso corpo . O meu agradecimento

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, critiquem e tire suas dúvidas.