03/09/2010

Sua alimentação está em segundo plano?

Alimentar-se bem na correria do dia a dia tornou se uma tarefa bastante difícil e os resultados desta falta de tempo  estão visíveis no aumento da obesidade, doenças cardiovasculares, gastrite, depressão, etc. 
Nosso organismo necessita de um fracionamento diário de refeições (5 a 6  vezes por dia) para que funcione bem, e estas refeições devem  conter todos os grupos de alimentos para que forneça os nutrientes necessários. Deixar a alimentação em segundo plano torna se  uma prática muito perigosa a saúde.
Então como melhorar a alimentação e torná-la um hábito saudável e prazeroso mesmo na rotina agitada?

Faça um bom café da manhã, este é um passo muito importante, afinal, você está em um processo de jejum que precisa ser quebrado, é o momento de “abastecer” o corpo para que ele possa funcionar bem o resto do dia. Reserve alguns minutos  para fazer um desjejum completo e equilibrado. Quando isso não for possível, pare em uma padaria, mas cuidado, escolha um alimento de cada grupo alimentar, por exemplo, pão ou outro cereal, leite ou derivados e uma fruta ou suco de frutas, evite os salgados fritos, refrigerantes, doces e biscoitos recheados.
Se você leva o alimento de casa:  pode escolher frutas fáceis de levar, como: banana, tangerina, maçã, pêra, caqui,  e de preferência da época, por serem mais baratas e nutritivas;

Para o almoço, precisamos de uma refeição variada que basicamente pode ser:  Salada de folhas, legumes, carboidrato (cereal: arroz, pães, massas; raízes e tubérculos: mandioca,  batata) e proteína (ovos, carnes; grãos: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja). Se for escolher uma sobremesa, dê preferência a uma fruta.  

Se você  faz suas refeições em restaurantes, fique atento aos pratos muito calóricos como os que levam creme de leite, maionese, queijos amarelos, ou qualquer outro molho à base de gorduras e dê preferência às carnes grelhadas.  Devemos montar pratos bastante coloridos, variados,  e saudáveis. Uma boa estratégia é montar o prato da seguinte forma: metade do prato salada variada e colorida e na outra metade a carne, o arroz e o feijão.
Mas e quando NÃO for possível realizar esta refeição?  Uma boa opção neste caso são os lanches naturais que também podem  ser balanceados com um carboidrato (pão integral, pão sírio), uma fonte proteica (atum,  frango, peito de peru, queijo)  saladas e legumes (alface, rúcula, cenoura ralada, beterraba ralada, tomate, etc).

Nos pequenos lanches: opções interessantes são as barras de cereais (dê preferência às de baixo valor calórico e alto teor de fibras), iogurtes, frutas “in natura” e desidratadas, biscoitos integrais, suco de frutas, salada de frutas com granola,etc.
Para o jantar: basicamente como o almoço, mas lembre-se de não abusar nas quantidades, pois no repouso gastamos menos calorias. O ideal é fazer uma refeição leve neste momento.
E uma dica importantíssima:  beber muita água durante todo o dia (aproximadamente 8 copos ou 2 litros no mínimo!) O ideal é sempre carregar uma garrafa com você, pois normalmente esquecemos de tomar água  e quando sentimos sede, já é um sinal que nosso corpo está precisando de água há mais tempo.
E você... já parou em algum momento do dia para refletir sobre como está sua alimentação? Se a resposta for não, está na hora de mudar seus conceitos, afinal aquela frase "Você é o que você come"  se encaixa perfeitamente nos nossos dias atuais.
Portanto, embora a correria do cotidiano dificulte a manutenção de uma alimentação saudável, é importante arrumarmos um tempinho para cuidar dela, e se ainda houver dúvidas, consulte um nutricionista, ele  ajudará na organização do seu tempo.

2 comentários:

  1. OLA LINDONA, EU VI SEU LINK NO DE UMA AMIGA E ADOREI CLARO QUE NÃO LI TDO AINDA MAIS ADOREI E VOU VIR AK TDOS OS DIAS SE DEUS QUIZER, BJINHOS SE EU PUDER FAZER UMAS PERGUNTAS ME DÊ UM OK FICA COM DEUS E BIGADO POR TER ESSE BLOG TÃO INCENTIVADOR BIGADO MESMO...

    ResponderExcluir
  2. OLHA EU AQUI DE NOVO BIGADO POR TER RESPONDIDO, EU JÁ MANDEI CONVITE PARA TE SEGUIR PRA TDOS OS MEUS SEGUIDORES, BOM A PERGUINTA QUE TENHO PRA FAZER SÃO VARIAS MAIS VOU COMEÇAR ASSIM, EU ANTES DE TER MEUS FILHO PESAVA 59 KLOS AI ME DESCUIDEI MUITO E FUI PRA 106 NA GRAVIDES E DEPOIS DISSO NÃO CONSEGUIA DE JEITO NENHUM EMAGRACER ATÉ QUE MONTEI O BLOG, MAIS ASSIM QUANDO COMECEI COM O BLOG EU ESTAVA COM 101 KLOS MAIS JÁ PESEI 118KLOS ISSSO É HORRIVEL E NINGUEM MERECE MAIS SEI QUE NÃO ME CUIDAVA NÃO ESTAVA NEM AI QUERIA MESMO ERA MORRER, ATÉ QUE EU RESOLVI MONTAR UM BLOG PRA MIM POR QUE TENHO UMA AMIGA QUE PERDEU 35 KLOS COM O BLOG E A RA, AI EU COMECEI COM O BLOG , RA E CAMINHADA E ESTAVA PERDENDO UM KLOS POR SEMANA E JÁ TEM UM MES OU MAIS QUE NÃO PERCO NADA MAIS SEI QUE É PQ TIVE UNS PROBLEMAS DE SAUDE QUE ME IMPEDIRAM DE CAMINHAR BOM O QUE QUERO SABER É SE EU PERDER OS KLOS QUE EU QUERO NÃO CORRO O RISCO DE FICAR TDA FLACIDA TIPO BARRIGA DE AVENTAL PQ ASSIM EU NÃO QUERIA ISSO EU SOU UMA GORDA DURA NÃO SOU MOLENGA SABE SOU UMA GORDA SOCADA ENTÃO ESSA É A PRIMEIRA PERGUNTA DE MUITAS, SOBRE SUPLEMENTO VC ACHA QUE EU POSSO USSAR ALGUM PRA ACELERAR O MEU METABOLISMO PQACHO ELE MUITO LENTO, O MEU INTESTINO É OTIMO FUNCIONA MUITO BEM, ME FALARAM DE UM TAL DE STROL OU UNSTROL QUE AJUDA EMAGRECER E SECA A GORDURA E NÃO DEIXA CAIR NADA MESMO, O QUE VC ACHA? AGUARDO RESPOSTA E BOM FINAL DE SEMANA BJINHOS FICA COM DEUS E MAIS UMA VEZ BRIGADO PELO BLOG...

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, critiquem e tire suas dúvidas.